sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O brasileiro e a leitura



São poucos os brasileiros que tem o gosto pela leitura, por que são poucos os que tem acesso à livros. Na maioria das escolas públicas, por exemplo, ninguém se preocupa em investir no incentivo a leitura, as atenções se voltam para aparência, uma jogada de marketing dos políticos que tentam mostrar a todo custo que estão fazendo alguma coisa pela sociedade, mas tudo não passa de maquiagem.

No Brasil, os caminhos que levam a população à leitura são tortuosos. A educação de base não funciona, o governo não investe em bibliotecas, com isso a grande maioria dos cidadãos vive na ignorancia, muitas vezes por falta de opção. A falta de leitura reflete na situação economica do país. As nações de primeiro mundo tem uma sociedade de ávidos leitores, enquanto as de terceiro mundo contam com uma população de maioria ignorante.

O brasileiro tem um grande potencial, mas são poucos os que tem a chance de desenvolvê-ló estudando em um colégio de boa qualidade ou em uma Universidade com boa estrutura. As vagas nas melhores universidades são dos alunos dos melhores colégios, na maioria das vezes. O que acaba obrigando os alunos de baixa renda começarem a trabalhar cedo para ajudar em casa. Todo esse quadro só traz prejuízos para o futuro do país, em todos os sentidos: social, individual, ecnomico e etc...

De fato, os grandes vilões da atual situação são os governantes que só lembram dos seus direitos e de dois em dois anos aumentam seus próprios salários, mas esquecem dos deveres para com a sociedade.

2 comentários:

Mahanari disse...

Muito bom esse texto. Não esquecendo a questão do acesso aos livros, que no Brasil são muito caros, apesar de ser o pais que tem a maior produção editorial da América Latina e é responsável por mais da metade dos livros editados no continente(LINDOSO,2004), e as bibliotecas precárias.

Rafael da Rocha disse...

Pois é, é caro por conta da matéria prima utilizada. Se fosse usado um papel de qualidade inferior o preço cairia, como já é feito em alguns lugares. Livros feitos do mesmo papel que é feito o jornal. Soluções existem, basta boa vontade pra colocá-las em prática.