quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Aves de Arribação, de Antonio Sales


Aves de Arribação, romance publicado em forma de folhetim no antigo jornal "Correio da Manhã" e editado em livro em 1914, é a principal obra do escritor e poeta Antônio Sales. Romance impressionista que deu curso à linha do naturalismo de Eça de Queirós.

A obra é eclética, de conteúdo romântico, na preocupação que teve o filho amante de sua terra em não mostrá-la, como sempre acontecia com os naturalistas, e ainda hoje ocorre, com os chamados neo-realistas, pelo lado da tragédia: a seca, a fome, o banditismo, os tremendos descompassos sociais, a política revoltante e feudal; antes, pintando, a modos de Taunay de Inocência, 1872, um Ceará verde, na pacata normalidade subseqüente a períodos chuvosos, de molde a revelar, com suas tintas, por assim dizer, de miniaturas, ora a alegria serena do campo, o encanto rústico do trabalho no eito, da natureza em sua equilibrada manifestação, ora na umidade da mata exalando o acre e variegado perfume, ora o bucolismo garretiano dos entardeceres, mas demorando-se o romancista, de preferência, salientamos, machadianamente, no retratar, incisivo, se bem que sutil, dos personagens, ora com ternuras de um Alencar, ora com o sentido caricatural de um Lima Barreto.

Aves de Arribação, como bom romance regional de contextura universal, foi composto com senso de observação, humor e muito amor, e sobretudo num estilo que não souberam ou não quiseram utilizar os escritores seus contemporâneos.

Referência: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/aves_de_arribacao

2 comentários:

Mahanari disse...

Muito bom esse romance.Um dos dez que estavam na lista dos livros para o nosso vestibular ^^ O ruim é que ele tem muitos personagens, então fica um pouco complicada a leitura. Mas não deixa de ser incrível.
XD

Rafael da Rocha disse...

Com certeza Raquel, o livro é muito bom. De fato tem muitos personagens e em alguns momentos confunde. Mas Jose de Alencar é Jose de Alencar né, um gênio!